segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Cineclube


Bem, amigos estamos novamente com o blog a disposição de todos para a disciplina de cinema....
Como combinado a relação dos tres filmes que serao apresentados para a escolha de um deles por voces para passarmos no dia 27/set

Janela da alma - Dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, falam como se vêem, como vêem os outros e como percebem o mundo. O escritor e prêmio Nobel José Saramago, o músico Hermeto Paschoal, o cineasta Wim Wenders, o fotógrafo cego franco-esloveno Evgen Bavcar, o neurologista Oliver Sacks, a atriz Marieta Severo, o vereador cego Arnaldo Godoy, entre outros, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador da realidade ­ se é que ela é a mesma para todos.






ELEFANTE - Um belo dia de outono, tão belo que não merecia ser ofuscado. Mas mesmo na tranqüilidade de um subúrbio em Portland (no estado norte-americano de Oregon), a latente agressividade humana se sobressai. Elefante, de Gus Van Sant, baseia-se no mesmo argumento que Tiros em Columbine de Michael Moore, o assassinato de 14 jovens e um professor em Columbine High School, em 1999, por dois estudantes. Contudo, esse filme mostra-se diferente da ótima película de Moore. A narrativa parte da perspectiva de alguns alunos, envolvidos de alguma forma na iminente tragédia. A obscuridade da mente confusa dos adolescentes ganha espaço e mostra do que é capaz. Sem apelar para a violência gratuita, ou o sensacionalismo Van Sant, consegue perpetuar na memória de cada espectador as impressões de uma tragédia que chocou e botou em xeque o “American way of life”.






Roma Cidade Aberta - Entre 1943 e 1944, Roma, sob a ocupação nazista, é declarada uma "cidade aberta", para evitar bombardeios aéreos. Nas ruas, comunistas e católicos deixam suas diferenças de lado para combater os alemães e as tropas fascistas.

Filmado logo após a libertação da Itália, em locações reais e com atores amadores, este filme tornou-se o marco inicial do neo-realismo italiano, que mostrou ao mundo que era possível se fazer cinema mesmo sob as mais precárias condições.




Deixe o seu comentario com o nome do filme que voce gostaria de ver até o dia 20/set.
Na semana seguinte se ele for o vencedor, é só preparar a pipoca e o chimarrão e curtir o seu filme.

Até mais cinéfilos!!!!!

6 comentários:

Paula Gracioli disse...

oi!
queria saber se a exibição dos filmes aos sábados tem alguma discussão ou debate depois...
:P

grata

Fahid Bitar disse...

Paula, a principio nao, mas isso esta sendo conversado e poderemos sim ter uma mesa de debates com alguns professores. obrigado pelo comentario

Amanda Santo disse...

Oi, Fahid! Vou dar a largada pra votação: Roma Cidade Aberta. Nada como um clássico do neo-realismo pra deixar nosso sábado mais legal, não acham? :)
Sem contar que, particularmente, ia ser bom assistí-lo na minha fase TCC'eira.
Mas enfim...o que vier vem bem.
Beijos!

fada pensante disse...

Elefante!!

Bebel disse...

Janelas da Alma!!!!

fahid bitar disse...

Roma, Cidade Aberta.