quinta-feira, 8 de maio de 2008

Curiosidades




A organização da festa emprega 1.500 pessoas e custa cerca de 10 milhões de dólares.
Mais de 500 seguranças e guarda-costas protegem as celebridades que desembarcam de 2.500 limusines.


A primeira vez em que um filme brasileiro concorreu ao Oscar foi em 1963. O Pagador de Promessas perdeu o troféu de melhor filme estrangeiro para o francês Sempre aos Domingos. As outras produções que quase chegaram lá foram O Quatrilho (1996), O que é isso companheiro? (1998), Central do Brasil (1999), Uma História de Futebol (1999) e Cidade de Deus (2002). Fernanda Montenegro concorreu a melhor atriz por Central do Brasil, mas também não levou.



A neozelandesa Anna Paquin, premiada como Melhor Atriz Coadjuvante de 1994, teria problemas para assistir ao filme de que participou, O piano, em seu país. Ele é proibido para menores de 16 anos. Na ocasião em que recebeu o prêmio, ela estava somente com 11.

O primeiro dos 2 empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator, em 1932. Wallace Beery (O campeão) e Fredric March (O médico e o monstro) dividiram o prêmio. Como o resultado foi imprevisto, a Academia tinha um Oscar a menos para a cerimônia. Mandaram um emissário buscar outra estatueta às pressas. Em 1969, Katharine Hepburn (O leão no inverno) e Barbra Streisand (Funny girl, a garota genial) também empataram na categoria de Melhor Atriz.
Geroge C. Scott (Patton) se recusou a receber o Oscar em 1971 por não concordar com o caráter de competição imposto pela Academia. Em 1961, ele já havia pedido que retirassem seu nome da lista de indicações.



Na cerimônia de 1964, a atriz Rita Hayworth estava tão nervosa que, ao anunciar o prêmio de Melhor Diretor, errou o nome de Tony Richardson (As aventuras de Tom Jones). Para azar de Rita, ainda perderam o envelope especial com letras grandes para que ela pudesse disfarçar a miopia.

Geraldine Page, Melhor Atriz em 1986 (Regresso pra Bountiful), demorou alguns bons segundos para se levantar da poltrona e se dirigir ao palco. Mas não foi por causa da emoção. Ela não conseguia encontrar seus sapatos embaixo da poltrona.
Quem roubou a cena na cerimônia de 1992 foi Jack Palance. Ele comemorou a vitória como Melhor Ator Coadjuvante (Amigos, sempre amigos) fazendo flexões com um só braço pra mostrar que ainda estava em forma.

Os envelopes selados, com os nomes dos vencedores, apareceram pela primeira vez na cerimônia de 1941. A expressão "The winner is" (o vencedor é) foi substituída por "The Oscar goes to" (o Oscar vai para) em 1989. Dessa maneira não se dava a entender que os outros eram perdedores.
A categoria Melhor Filme Estrangeiro só foi criada em 1947, 19 anos depois da primeira edição do Oscar. Naquele ano, o filme italiano Vítimas da Tormenta levou a estatueta. A Costa do Marfim já ganhou o prêmio por Black and White in Color, em 1976.
A Academia escolheu o ator Chris Rock para apresentar a edição de 2005 do prêmio. Mas ele quase perdeu o posto depois que declarou em uma entrevista que a cerimônia era um desfile de moda e que apenas homossexuais assistiam à festa pela TV. Os produtores do espetáculo só não o demitiram porque consideraram os comentários "humorísticos".

Em 2005, a Academia fugiu às normas e convidou 112 artistas e executivos para se tornarem membros votantes do Oscar. Na verdade, só é permitido chamar 30 nomes por ano. Contudo, os organizadores da premiação resolveram aumentar o número de vagas porque muitos antigos votantes morreram ou se aposentaram.
O americano William Wyler foi indicado 12 vezes para o prêmio de Melhor Diretor, das quais ganhou três. Mas um fato realmente curioso é o número de Oscars concedidos aos atores que dirigiu: 13 levaram a estatueta para casa.

As estatuetas de Melhores Ator e Atriz Coadjuvante só surgiram em 1945; antes disso, os ganhadores recebiam uma placa comemorativa.
Spencer Tracy e Tom Hanks são os dois únicos artistas a ganharem o Oscar por dois anos consecutivos. Em 1938 e 1939, Tracy ganhou com os filmes Marujo Intrépido e De Braços Abertos. Já Hanks foi premiado por sua atuação em Filadélfia (1994) e Forest Gump- O contador de Histórias (1995).

No dia 10 de março de 2000, foram roubadas 55 estatuetas do Oscar de um depósito em Miami, nos Estados Unidos. Elas foram aparecer poucos dias depois em Los Angeles, a 43 mil quilômetros de onde foram roubadas. As estatuetas foram encontradas por Willie Fulgear, um catador de lixo da cidade, que achou 53 dos prêmios roubados próximos a uma lata de lixo. Como recompensa pela devolução, ele recebeu um cheque de 50 mil dólares e foi à cerimônia do Oscar com o filho de smoking e limusine. Os dois assistiram à premiação como convidados especiais.

O primeiro cinema do mundo foi o Atlanta, em Atlanta nos Estados Unidos. Ele foi inaugurado em 1895.
O filme Gandhi (1982) usou o maior número de figurantes já resgistrado na história do conema: foram cerca de 300.000.
O letreiro Hollywood, símbolo nda cidade de Los Angeles, foi construído em 1923. Inicialmente foi erguido para servir de propaganda para um empreendimento imobiliário chamado Hollywoodland. Com o passar do tempo, devido a ações da natureza, o "land" se deteriorou, deixando o letreiro como conhecemos hoje.

A palavra "Rosebud", pronunciada no leito de morte do protagonista de Cidadão Kane tem um significado que vai além do filme. O roteiro de Cidadão Kane é assumidamente baseado na vida do magnata da imprensa americana William Randolph Hearst. A palavra era o nome usado, intimamente, pelo magnata para designar as "partes íntimas" de sua amante, a atriz Maríon Davìs.

O ex-presidente do Estados Unidos (1981-1989), Ronald Reagan, foi ator antes de entrar para a vida política. Ele participou de cerca de 50 filmes, entre eles Forja de heróis, Hollywood Hotel e Amarga Vitória.
Outro ator que entrou para a política foi Arnold Schwarzenegger, que se elegeu governador do Estado da Califórnia em 2003. O comparecimento as urnas neste ano foi de 55,4%, sendo que destes 48,7% votatam em Arnold.

Nenhum comentário: